quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A arte de contar história - Contando e encantando








A importância das histórias – contando ou ouvindo, estou interagindo!

“Agora, eu conto...”

Ah, como é importante para a formação de qualquer crianças ouvir muitas, muitas histórias...
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...
Ler histórias para crianças, sempre, sempre...é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia de conto ou com jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...
Nesse sentido, temos em nossa sala de aula o momento “Agora eu conto...” onde as crianças contam ou recontam histórias. Cada grupo de alunos escolhe se quer apresentar um história de algum autor ou se querem contar uma produção própria. Planejam de que forma querem apresentar ao colegas a história e que recurso irão usar (dedoche, fantoche, lendo no próprio livro...).
Esse momento despertou grande interesse na leitura, motivando-os a ler sempre mais para ter sempre um bom repertório de histórias na hora da apresentação.

SAIBA MAIS:

4 comentários:

Clube da Alfabetização disse...

Parabéns pelo seu blog, está maravilhoso.

Educandarte disse...

Contar histórias é mesmo uma arte. Possibilita e estimula a imaginação, apresentando mundos diferentes à criança e despertando a criatividade para produzir suas próprias histórias. Parabéns pelo blog. Como sempre, você capricha no que propõe a fazer.
Sucessos

wilson disse...

professora will, gostei uito do origame segundo suas colocações, sua iportancia no raciocinio logico e sua origem e chegada no brasil.
legal. parabens.

wilson disse...

essa arte de contar historias é super legal. adiro muito as pessoas que tê tal habilidade. com certeza, alem da habilidade é necessario uma boa memoria e muito estudo. muito bo. parabens.